Estratégias de Divulgação por Renan Cerqueira

por
Renan Cerqueira
em
Casos de sucesso

Quando resolvi criar minha marca de camisetas não achei que seria tão simples por em prática. A Touts facilita muito a vida do artista que quer ganhar e até viver de arte. Basta subir as criações e esperar as vendas acontecerem, correto? ERRADO!

Uma coisa tão importante quanto a criação artística é a divulgação, e a captação de clientes, fazendo com que as artes cheguem nas pessoas e elas comprem suas ideias e produtos.

Depois que tive conhecimento disso e comecei a praticar, a minha marca obteve um crescimento significativo de vendas, de interação nas redes sociais e de reconhecimento. Consegui isso de modo leigo e intuitivo, com custo praticamente zero. Nesse ramo há espaço para todos e por isso aceitei a missão de passar meu pouco conhecimento para ajudar os artistas nessa fase de divulgação.

Vamos nessa?


Redes sociais

Primeiro passo é dar vida a sua marca criando o seu espaço online através das redes sociais. Muitos artistas focam apenas no Instagram, porém notei com o passar do tempo o quão importante é ter a sua Fanpage. Vejo que as pessoas sentem mais confortáveis e seguras para efetuar uma compra quando descobrem que existem outros meios de contato com a marca. O Facebook também permite adicionar a sua loja na Page, a mesma é vinculada ao Instagram, permitindo assim taguear os produtos adicionados na seção, facilitando na hora da venda e divulgação pois o cliente já tem acesso direto a página do produto que deseja.


Identidade

Criar uma identidade visual pra sua marca é muito importante, afinal, as redes sociais serão sua vitrine e é essencial gerar nos usuários um interesse pelas suas artes. Acredito que ter um perfil comercial desvinculado do pessoal fará uma grande diferença, pois não confundirá os futuros clientes e dará um ar mais profissional. Ter uma logo bonita, usar e criar bons mockups, criar capa e perfis atraentes para a Fanpage e para a loja no site Touts já dará uma vida pra loja.

O modo como será feito a comunicação visual nas postagens e afins também tem suma importância, pois dará uma identidade maior. Acredito que de acordo com as artes criadas e o público que é voltado isso surja naturalmente. No meu caso que tenho uma linha mais “POP”, com uma linguagem de internet, gosto de usar memes e gírias que o meu público se identifica. Saber contar sua história é um passo importante pra que alguém se identifique e compre suas ideias. Uma boa dica e conferir como outras marcas estão se mostrando pro público, captar umas referências e se inspirar é sempre bom, nunca esquecendo a diferença entre inspiração e cópia.


Captação de clientes

Depois das redes sociais criadas, o importante é não desistir se no começo o seu engajamento for pequeno. No começo vai parecer que você está postando pra ninguém, porém, de like em like você notará um crescimento. Uma forma de ser visto é usar hashtags, elas são importantes para alcançar possíveis novos clientes por isso não tenha ranço delas, não torçam o nariz, basta saber usar e usado direito o retorno é legal. Costumo usar sempre a # com o nome da loja e outras com o que tem haver com o conteúdo postado, nunca saindo dessa linha para que não vire bagunça e polua sua postagem.

Alimentar as redes sociais é importantíssimo, no começo eu fazia postagens num intervalo mínimo de 6 horas entre cada uma, pra poder captar clientes de todos os horários (manhã, tarde e noite). Com o tempo, eu comecei a postar de acordo com o engajamento de cada publicação para que os algoritmos das redes não diminuam a visibilidade dela.


Ganhar seguidores e clientes em potencial

Logo após dar “cara” e personalidade pra sua marca é importante também captar clientes em potencial e novos seguidores para gerar engajamento nas redes. Uma boa tática é seguir pessoas que curtem outras marcas ou pessoas que postem usando hashtags que tenham haver com suas artes, ex: #camiseta #brusinha #tshirt e afins; Eu comecei com uma meta de seguir 200 pessoas num dia com intervalos de 24hs para esperar o resultado e mais 24hs para parar de seguir quem não seguir de volta para não ter um número maior de “seguindo” do que de “seguidores”, assim, minha proposta é num dia seguir 200 pessoas, no outro esperar o engajamento e no próximo fazer o unfollow para recomeçar tudo novamente. (Existem vários aplicativos gratuitos que fazem esse unfollow em massa em pessoas que não te seguem).


Uma outra proposta é fazer o “boca a boca”, ou seja, no caso das redes sociais é estimular as pessoas a marcarem outras fazendo postagens do tipo: “Marque aqui aquela pessoa que precisa de camiseta”, o que geralmente faz as pessoas marcarem outras e outras e assim gerando um engajamento que deixará sua postagem mais em evidência.


É muito comum as parcerias para fazer com que sua loja seja vista, no meu caso não aderi a essa tática pois vi que muitos influencers divulgam muitas marcas parecidas e acaba não gerando retorno, já com artistas famosos o retorno é maior porém muito mais difícil de se conseguir. Eu já tive a “sorte” de ter os cantores Claudia Leitte, Israel Novaes, Lu Andrade (Rouge), Léo Santana, Vitinho (Onze20) entre outros artistas usando estampa minha por terem ganhado de presente e usado o que fez com que os fãs fossem atrás para saber de onde era a camisa, então, se tiverem a oportunidade de presentear alguém famoso, não pense duas vezes, mesmo que não te marque nas redes sociais a procura acontece.  


Uma outra maneira de chegar até as pessoas são os anúncios. Nesse caso tem que ter muito cuidado pois a maneira automatizada parece fácil mas na maioria das vezes só geram curtidas na postagem e praticamente nenhuma venda ou novos seguidores. Existem os meios de criar seu anúncio para gerar um retorno mais "garantido". Esse émais complicado, porém existem vários canais no Youtube que ensinam essa criação, vale a pena estudar um pouco sobre e fazer de uma maneira mais profissional e eficaz do que automatizar e só perder dinheiro. Um bom canal para aprender sobre anúncios é o “Efeito viral”. Então, antes de anunciar nas redes sociais é muito importante esse estudo para não ter prejuízos e nenhum retorno.

Nunca desistir

Por mais complicado que pareça, ter uma loja de sucesso é apenas questão de persistir e entender o que seu público quer e o que faz ele se identificar com suas artes. É sempre bom buscar sempre ter sua identidade e seu diferencial e se manter atual para que fidelizar os clientes e assim trazer com eles possíveis novos compradores. Seja atencioso com as perguntas e sempre educado, mantendo o padrão para cativar a todos. A arte de vender, divulgar e captar clientes vai gerar resultados e te cativar e acabará sendo tão prazeroso quanto criar as artes.


Renan Cerqueira
Capixaba de natureza, baiano de coração e carioca por escolha 💪🏾 📌 Capiau na capital - ES / RJ 🎤 Cantor de chuveiro

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