Divulgando nas redes sociais

por
Lucas Bittencourt
em
Aumente suas vendas

Se você chegou até aqui, provavelmente já está pronto para vender e quer aprender algumas dicas para atingir seu público alvo da melhor maneira. A boa notícia é que você também já deve saber onde encontrar seu público online, né? Essa já é uma baita vantagem!

Mídias sociais como Youtube, Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram e Tumblr (entre outras) são grátis e te dão acesso direto a seus potenciais clientes. Elas também são hubs de compartilhamento social e provavelmente a melhor maneira de espalhar a notícia sobre seus produtos de forma rápida e eficaz.

E como nos fazemos presentes para nosso público online?

O sucesso de sua divulgação de conteúdo nas mídias sociais depende do nível de engajamento do seu público em cada canal diferente. Se seu público for ativo, apaixonado e engajado, você talvez só precise postar uma vez no lugar certo (mas esse quase nunca é o caso). Tem mais chances de você precisar postar várias vezes em vários grupos ou locais onde seu público poderia estar ou passar seu tempo.


Para começar, vamos dar uma olhada nas melhores práticas para postar nas redes sociais sem ser chato ou desrespeitoso e otimizar seu conteúdo. Aqui vão algumas dicas iniciais.

Crie posts visuais

As pessoas respondem melhor a uma imagem bacana do que um bloco de texto, então sempre inclue uma imagem em alta qualidade da sua arte ou produto em seus posts. Caso ainda não tenha seu produto para fotografar, você sempre pode utilizar diversos mockups de alta qualidade disponíveis gratuitamente na internet - recomendamos o PlaceIt para isso. Além disso, no próprio site temos as imagens do seu produto aplicada digitalmente, o que já é uma ajuda na divulgação. Mas lembre-se de dar preferência a conteúdos originais e de alta qualidade.

Seja direto

Quanto mais curto, melhor. Deixe que o produto faça o esforço de se vender! Como diz a famosa citação: "se tivesse mais tempo escreveria uma carta mais curta". Portanto tome seu tempo, pense nas palavras e na mensagem e construa um texto que faça sentido e não alugue o tempo de seus seguidores. Seja conciso e relevante, afinal de contas há muita concorrência por atenção nas redes. De acordo com a Social Media Examiner, tweets com menos de 100 caracteres tem um engajamento até 17% maior que tweets mais longos. E o mesmo vale para o Facebook.

Esteja presente

Seguidores e amigos podem ter dúvidas quanto a seus produtos diretamente na sua página. É importane se fazer presente e respondê-los o quanto antes. Além de ser um gesto atencioso que gera simpatia, seus fãs saberão que você se importa com eles e a resposta pode ajudar outras pessoas com a mesma dúvida. Se tiver problemas com alguém te fazendo perguntas nos comentários, você sempre pode levar para uma conversa privada por mensagem direta e afastar dos olhos do público. Lembre-se de sempre avisá-lo quando for fazer isso para que não pareça que a pessoa está sendo ignorada. Você também sempre pode contar com a Touts para te auxiliar nas dúvidas sobre atendimento, é só falar direto conosco :)

Seja inteligente

Seja amigável. Você quer o engajamento do seu público, mas não quer sobrecarregá-los, ou pior, ser irritante. Quanto mais você posta o mesmo conteúdo, menos atenção as pessoas vão prestar a ele! Varie seu conteúdo, tente postar o produto em contextos diferentes e não saturar seus seguidores com a mesma postagem diversas vezes.

Encontre seus fãs

Descubra quem são seus seguidores mais empolgados e que mais curtem suas estampas e os envolva.

Quanto mais alto na cadeia, mais valor eles podem trazer pra você

Seguidores engajados são aqueles que:

  • Curtem seus posts;
  • Compartilham seu conteúdo no perfil deles;
  • Comentam em alguma de suas postagens.

Como aumentar o engajamento de seus seguidores mais dedicados:

  • Agredecer pelo apoio deles;
  • Oferecer cupons de desconto;
  • Comentar nos posts deles;
  • Conversar e tirar dúvidas no chat privado;

Como envolvê-los ainda mais:

  • Envie mensagens privadas (DM);
  • Marque e responda marcando eles;
  • Mande um "alô" (ou um "salve") no Facebook ou por Stories;
  • Siga eles de volta;
  • Curta, comente ou compartilhe os posts deles.

Colha o que plantar

Como diria o ditado: "Pra rir tem que fazer rir". Aqui vale a mesma regra, pra receber tem que dar. Pense em formas criativas de recompensar seu seguidores além de somente com o conteúdo de suas postagens. Incentivos e prêmios são ótimas ferramentas para envolver seus seguidores em suas divulgações e conseguir a ajuda deles para que seus produtos cheguem mais longe. Você pode fazer isso de diversas maneiras, sorteando algum produto, dando ingressos para o show da sua banda, disponibilizando um wallpaper com sua arte, dando o esboço original da estampa, etc. Enfim, existem diversas maneiras criativas - e com baixo ou nenhum custo - de recompensar seus seguidores por te ajudarem na divulgação. Lembre-se de sempre atrelar essas ações a seus produtos para que todos os envolvidos conheçam você e saibam o que está vendendo.

Ah, e caso queira dividir os ganhos com seus seguidores influentes, também pode ser uma boa ideia apresentá-los ao Programa de Afiliados da Touts, dessa forma eles podem receber uma comissão junto com você ao divulgarem seus produtos ;)

Lucas Bittencourt
Co-fundador e atual responsável pelas áreas de Comunicação, Criatividade e Comunidade na Touts. Movido a pessoas incríveis.

relacionados

entre para o clube

Seja o primeiro a receber conteúdos da Touts Academy
Obrigado por se inscrever, esperamos poder te ajudar!
Oops! Ocorreu algum erro ao enviar o formulário!
Ainda não conhece a Touts?
Saiba mais