Defina seu público

por
Lucas Bittencourt
em
Prepare-se para vender

Todo mundo, em algum momento da vida, já teve uma ideia de produto genial que "venderia como água" ou seria um "sucesso absoluto". Acontece que na maioria das vezes quando essas camisetas, canecas e almofadas chegam as pessoas isso não acontece, né? Mas qual foi o problema?

O principal ponto é que nesses casos o criador pensou apenas no que ele iria gostar, e não em seus clientes. Pensar com a cabeça dos seus clientes e entender o que eles procuram é essencial para criar um produto de sucesso. Para isso, precisamos entender quem são seus clientes e como econtrá-los. A seguir vamos explorar alguns métodos para você aprender mais sobre seu público.

Antes de começar a criar seus produtos, foque em seu público.

Passo 1 - Quem são seus clientes?

Qual maior segredo para uma arte que é um sucesso de vendas? É essencial que primeiro se encontre - ou crie - um público alvo. Você precisa saber quem são eles, como alcançá-los e sobre o que eles são apaixonados. Um público é um grupo de indivíduos que compartilham um interesse comum; e esses grupos estão em todos os lugares, até onde você possa não perceber e entre indivíduos que não se relacionam.

Caso você seja um criador que já tem um grande público para vender, você pode pular essa etapa!

Agora, caso você seja um artista querendo promover sua arte ou pequeno empreendedor querendo começar uma marca, o primeiro passo para criar um produto de sucesso na Touts - ou em qualquer outro lugar -, começa com a identificação de um nicho claro de indivíduos dentro de um público que está interessado em seus produtos.

Então vamos deixar a criação de lado um pouquinho e vamos trabalhar quem é seu cliente antes.

Aqui estão alguns exemplos de diferentes tipos de público:

  • Triatletas que treinam na cidade
  • Veganos que moram em Curitiba
  • Fãs de música eletrônica em Goiás
  • Universitários jogadores de vôlei
  • Gamers semi-profissionais
  • Imigrantes dinamarqueses no Brasil
  • Ciclitas amantes de cachorro

Tente fazer o levantamento de cinco públicos para os quais você gostaria de criar uma camiseta. Tente criar pelo menos um para cada uma dessas categorias: aqueles com um interesse ou hobby em comum, pessoas falando sobre algum assunto polêmico e um grupo que você esteja inserido.

O que é um "nicho"?

Você provavelmente já ouviu esse termo antes - e vários dos maiores vendedores se utilizam dele o tempo todo. Ao identificar precisamente esses grupos, você pode criar produtos feitos especialmente para estes indivíduos e que combinem com seus interesses e paixões. Um nicho nada mais é do que uma parcela menor de um público, em que os membros tem interesses muito específicos. Por via de regra, quanto menor e mais específico o nicho, melhor. Por exemplo, é mais difícil fazer um produto sobre medicina de maneira geral se destacar. Em contrapartida, um produto para enfermeiras com mais de 50 anos que amam Ivete Sangalo é um público muito específico que certamente irá amar uma estampa específica para camiseta ou caneca.

Tenha em mente que existem dois tipos principais de nichos, os nichos perenes e os de moda:

Nichos perenes

  • Você pode vender o ano inteiro para esse nicho
  • Exemplos: nicho de maternidade, nicho de rock, etc. estes nichos não são influenciados por sazonalidades e você pode vender para essas pessoas 365 dias no ano.

Nichos de moda

  • Aparecem periodicamente ao longo do ano
  • Exemplo: produtos para pais fazem muito sucesso em Agosto, próximo ao Dia dos Pais
  • Outro exemplo: algo está bombando ou "hypado", como algum meme ou assunto da vez nas mídias sociais (ex: camisetas "Deus me livre mas quem me dera" no Carnaval)

Passo 2 - Encontre seu nicho

Antes de criar sua estampa, você deve ter as respostas para as seguintes perguntas sobre seu público alvo:

  • Quem usaria esse produto? (Pense em detalhes demográficos: sua idade, sexo, localização, etc)
  • Que tipo de interesse ou hobbies essas pessoas têm?
  • De que grupos essas pessoas participam nas mídias sociais ou outras comunidades online?
  • Esse grupo de pessoas é apaixonado o suficiente para comprar produtos?

Esse processo de descoberta é chamado de segmentação na língua do marketing e vai te permitir entender melhor como efetivamente promover seus produtos para as "pessoas certas" uma vez que sua página estiver no ar.

Voltando ao exemplo anterior sobre medicina de maneira geral, você pode ser bem mais específico segmentando para ortopedistas ou paramédicos. Outra boa maneira de identificar um nicho é procurar por interseções em públicos - pense na teoria dos grupos das aulas do ensino médio, como no gráfico abaixo. Vamos pegar o exemplo de homens, neurocirurgiões que curtem rock progressivo:

Exemplo de nichos por interseção.

Lembre-se que as estratégias que estamos listando aqui são aplicáveis para qualquer nicho que você escolhe. Nos próximos posts vamos falar sobre como encontrar, explorar melhor e vender mais para nichos.

Lucas Bittencourt
Co-fundador e atual responsável pelas áreas de Comunicação, Criatividade e Comunidade na Touts. Movido a pessoas incríveis.

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