Como descobrir novos nichos

por
Lucas Bittencourt
em
Prepare-se para vender

Agora que você determinou seu público e achou o nicho que tem vontade de vender, é hora de trabalhar melhor nisso! Se lembra daquelas perguntas que levantamos no post sobre como determinar seu público? Vamos ver aqui como respondê-las usando recursos disponíveis na Internet:

  • Quem usaria esse produto? (Pense em detalhes demográficos: sua idade, sexo, localização, etc)
  • Em que outro lugar eu encontraria uma pessoa usando um produto parecido?
  • Que tipo de interesse ou hobbies essas pessoas têm?
  • De que grupos essas pessoas participam nas mídias sociais ou outras comunidades online?
  • Onde essas pessoas gostam de passar o tempo delas?

Como "trabalhar" um nicho

Existem diversas ferramentas que você pode aproveitar para aprender mais sobre seu público alvo. Vamos falar um pouco de algumas delas a seguir, mas no geral sempre recomendamos uma busca mais genérica para depois se aprofundar e encontrar mais especificidades.

Busca no Google

O Google é um excelente ponto de partida para sua pesquisa. Vamos continuar com o exemplo sobre medicina. Quando você buscar por médicos ou neurocirurgiões no Google você vai notar diversas palavras-chave relacionadas a estes termos, como enfermeiro, técnico em enfermagem, paramédico, etc.

Pesquisa no Facebook

Se você quer encontrar seus compradores no Facebook, procure por grupos relacionados a este nicho. Se você buscar por "paramédico" no Facebook, irá encontrar diversos grupos e páginas de comunidade com milhares de membros; é importante prestar atenção se os seguidores destas páginas e grupos são ativos (o nível de engajamento deles - curtidas, compartilhamentos e comentários - é que vai determinar o quão dispostos eles estarão a responderem a seus anúncios). Se estiver com problemas para encontrar seu nicho no Facebook, pense em outros termos para busca (se "paramédicos" são sua audiência, procure por novas palavras como "técnico em pronto-socorro") - você também pode acabar tendo que tentar um público mais amplo antes de se restringir a um nicho.

Audience Insights do Facebook (Anúncios Pagos)

Aprenda mais sobre as pessoas que importam para o seu negócio, para que você entenda o que importa par elas. O Audience Insights do Facebook é uma ferramenta incrível para você saber sobre os interesses, localização, comportamento e gostos do seu público, assim você pode criar conteúdo relevante que vai te trazer mais vendas.

  1. Defina seu público: Insire Públcios Personalizados, dados demográficos, interesses, comportamentos e mais para definir seu público.
  2. Aprenda sobre seu público: Navegue pelas abas e páginas para descobrir mais sobre seu público.
  3. Salve seu público: Depois de definir seu público, você pode salvá-lo para utilizar no Power Editor do Facebook ao criar anúncios.
  4. Crie um anúncio: Atinga seu público da melhor maneira fazendo um anúncio.

Essa é uma ferramenta muito poderosa que vai te economizar muito tempo (e dinheiro) ao encontrar um público alvo perfeito. Confira aqui e comece a explorar.

Pesquisa no Twitter

Busque por "paramédicos" ou termos relacionados nas hashtags ou pesquisas do Twitter. Que tipo de conteúdo você consegue encontrar? Do que as pessoas estão falando? Quais os temas mais relevantes, com mais respostas e retweets?

Pesquisa no Pinterest

Em sites mais voltados para tendências e moda como o Pinterest você consegue facilmente descobrir mais sobre o estilo do seu nicho e senso estético - como gostam de se vestir, decorar, etc. Se você buscar por "camisetas de paramédico" ou "caneca de cirurgião" no Pinterest - as vezes vale a pena buscar em inglês, também - você vai encontrar os produtos que as pessoas mais gostaram baseado no número de pins daquele tema. Depois de descobrir alguns pins que fazem sucesso, você pode entrar no perfil das pessoas que postaram e explorar seu perfil para buscar inspirações e entender melhor que tipo de pessoa (ou persona) seu potencial cliente é.

Blogs e Outras publicações

Uma fonte de notícias ou opiniões relacionadas ao seu nicho também pode ser um bom lugar para anunciar sua estampa. Como algum site que contenha notícias ou possua fóruns sobre os temas que você está trabalhando. Você pode se aproximar mais dessa comunidade e descobrir quais tipos de produtos eles tem (ou já tiveram) interesse. É possível até conversar com alguns desses membros conseguir feedbacks sobre suas ideias de estampa.

Lucas Bittencourt
Co-fundador e atual responsável pelas áreas de Comunicação, Criatividade e Comunidade na Touts. Movido a pessoas incríveis.

relacionados

entre para o clube

Seja o primeiro a receber conteúdos da Touts Academy
Obrigado por se inscrever, esperamos poder te ajudar!
Oops! Ocorreu algum erro ao enviar o formulário!
Ainda não conhece a Touts?
Saiba mais