Como criar estampas que vendem

por
Lucas Bittencourt
em
Prepare-se para vender

Pense que a criação de uma estampa é um processo de três etapas: encontrar seu público, escolher a mensagem e criar a arte. Quando você encontrar uma arte vencedora, você pode procurar novas mensagens para o mesmo público, ou adaptar a mensagem para novos públicos e aumentar seus ganhos.

Passo 1: Encontre seu público

Se você leu nosso post sobre como definir seu público alvo, você já sabe o quão importante é conhecer seu público para criar artes que são sucessos de vendas. Após encontrar seu nicho, ou o grupo de pessoas para quem você gostaria de vender, é hora de começar a pensar na mensagem. Como por exemplo, o que esse grupo gostaria de dizer sobre ele mesmo?

Passo 2: Decida a mensagem a partir de pesquisa

Muitos criadores dizem que a mensagem é mais importante que a arte. Pensando assim, qual você acha que venderia mais?

  1. Uma arte linda que nem é capaz de se relacionar ou gerar uma conexão
  2. Uma arte "ok" com uma mensagem poderosa que tem grande impacto em um público específico

É muito mais provavél que a opção 2 faça mais sucesso e tenha mais vendas. Porque? Por que se as pessoas conseguem criar uma conexão com a sua arte, eles estão mais propensas a comprar seu produto e usá-lo! Quando você estiver fazendo um brainstorm de mensagens com as quais seu público pode se conectar, pergunte-se se essa mensagem pode provocar qualquer tipo de reação emocional; se ela faz seu público rir, sentir raiva, ficar nostálgico, etc. Essa é uma mensagem que eles estariam orgulhosos em vestir ou exibir em suas casas?

Garantir que suas artes evoquem qualquer tipo de reação emocional em seu público deve ser sua prioridade número um nesta etapa.

Multiplicando artes de sucesso

Se você quer acertar em cheio na emoção das pessoas, faça suas mensagens mais específicas possíveis. Diversos criadores utilizam uma técnica conhecida como "layering" que pode ser utilizada com qualquer público. A técnica envolve adicionar interesses particulares as mensagens para que faça mais sentido para um público bem específico (nicho). Também é uma ótima maneira de se multiplicar estampas que deram certo ou ajustá-las para novos nichos. Vamos olhar para o nicho de "mecânicos" e mensagens que apelam para grupos cada vez mais específicos usando esta técnica:

Camada 1 (trabalho):"Todos nascem iguais, mas só alguns se tornam mecânicos!"

Camada 2 (trabalho e família): "Algumas pessoas me chamam de mecânico, mas as mais importantes me chamam de papai."

Camada 3 (trabalho, família e hobby): "Esse mecânico vive seguindo 4 regras: não mexa com minhas ferramentas, minha moto, minha cerveja ou minha família!"

Você pode buscar na Touts ou no próprio Google para encontrar mensagens semelhantes e ver o que já tem sido feito. É legal checar se a mesma mensagem já está sendo usada, ou de forma parecida, para você considerar usar algo novo. Se essa mensagem já está sendo vendida para esse público, é mais difícil de vender por conta da concorrência e improvavél que comprem um produto igual novamente.

Passo 3: Criar a estampa

Agora é a hora de criar sua estampa. Busque inspirações visuais, procure referências e siga outros artistas que seu público goste ou se identifique - mas lembre-se de sempre buscar criar algo novo e único. Nessa etapa você deve ter mais conhecimento e experiência que nós, por isso, não vamos entrar no mérito de criação por aqui. Recomendamos que use os programas mais adequados como Illustrator ou Photoshop, e que você leia nossos posts com dicas sobre a criação de cada produto.

Lucas Bittencourt
Co-fundador e atual responsável pelas áreas de Comunicação, Criatividade e Comunidade na Touts. Movido a pessoas incríveis.

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