Audience Insights: Criando seu público alvo

por
Lucas Bittencourt
em
Prepare-se para vender

Antes de começarmos a falar sobre o Audience Insights, tenha certeza de que você leu o post "Defina seu público" na seção Prepare-se para Vender da Touts Academy. É extremamente difícil para um vendedor conseguir segmentar compradores de maneira eficaz usando só o Audience Insights. Você precisa se esforçar na pesquisa do seu nicho primeiro!


Uma vez que você já tenha pesquisado sobre seu público, é hora de aplicar esse conhecimento ao Audience Insights. Muitos dos dados encontrados no Audience Insights (AI) são fornecidos por intermédio de outras aplicações ou são informações que os próprios usuários do Facebook submetem ao configurar e atualizar seus perfis na rede. O AI é extremamente útil para se aprender mais sobre seus potenciais clientes, criar "personas" e, o mais importante, criar e pesquisar públicos para seus anúncios. Existem três passos básicos para se usar o AI:


1. Escolher seu público

2. Segmentar seu público em um nicho

3. Salvar seu público para usar depois

Exemplo de uso do Audience Insight

Vamos te mostrar o caminho das pedras de como usar o AI a seguir, através de um exemplo prático. Vale deixar claro que os resultados extraídos da ferramenta vão variar muito caso a caso, e por isso é importante que você faça uma boa pesquisa de nicho antes de sair experimentando opções aleatórias. Quanto melhor sua pesquisa, mais chances você terá de encontrar um nicho vencedor através do AI.

A seguir vamos te guiar com um passo-a-passo de como faríamos para segmentar um público de mulheres jovens praticantes de snowboarding.

  1. Vá até a página do Audience Insights e selecione "Todo mundo no Facebook". Em seguida, confira a coluna da esquerda com os detalhes do seu público. Garanta que a primeira opção, de "Localização", esteja apenas com Brasil, e não algum outro país (dependendo de suas configurações é normal já vir com Estados Unidos selecionado).
  2. Nas opções de gênero, você pode escolher se quer restringir seu público a homens ou mulheres. Geralmente recomendamos deixar para todos os gêneros, por que muitas vezes mesmo um produto voltado para homens pode ser comprada por mulheres como presente. Mas isso realmente vai variar de acordo com cada caso. Lembre-se que estamos sempre buscando ser o mais específicos possíveis.
  3. Em "Interesses" vamos escrever o interesse que melhor descreve nosso nicho: "snowboarding"
  4. Na parte da direita da página, ao clicar na aba "Localização", você poderá ver como se distribui seu público por país, cidade ou linguagem. Assim, podemos facilmente ter uma noção da quantidade de entusiastas de snowboard em cada cidade listada. Uma boa estratégia é dar uma olhada nas cidades e adicioná-las ou seus estados a nossa segmentação usando a coluna da esquerda (em Localização, como no passo 1).
  5. O tamanho do nosso público ainda deve estar um pouco grande demais (é possível conferir uma estimativa no topo da página). Vamos continuar a segmentar!
  6. Precisamos focar em especificar as características do nosso nicho; você pode afunilar ainda mais seu público selecionando apenas pessoas com um certo status de relacionamento, que falam certo idioma, que tenham acabado de postar algum "Life Event" ou entre certas idades, por exemplo. Vamos supor que sua estampa seja para mães orgulhosas de filhos médicos, você pode segmentar seu público para mulheres que tenham filhos através de paramêtros como "Parental Status". Outro exemplo é selecionar apenas pessoas que falem francês para estampas nessa língua.
  7. Beleza, vamos seguir em frente e olhar para os "Page Likes". Lá podemos descobrir algumas páginas que nosso público curtiu para sermos ainda mais específicos nos seus interesses. Lembre-se que nem sempre tudo que estiver exposto aqui vai aparecer como um interesse para segmentar seu público.
  8. Além de olharmos para as sugestões que o AI nos dá, agora é hora de colocar sua pesquisa prévia em ação e ser ainda mais específico. Por exemplo, no nosso caso de meninas que pratiquem snowboard, conseguimos encontrar diversas marcas de roupas e acessórios para snowboard, competições, cidades onde se pratica o esporte e até nomes de outras snowboarders famosas. Adicione todas essas informações que encontrou no campo "Interesses".
  9. Uma vez que já tenhamos interesses específicos o suficiente, podemos remover o interesse inicial "Snowboarding" que selecionamos no passo 3. Porque? Por que dessa maneira nós conseguimos retirar da nossa segmentação todas as pessoas que não são verdadeiras apaixonadas por snowboard do nosso público alvo. Como por exemplo as pessoas que apenas gostaram de uma página genérica sobre o assunto, mas não amam o esporte (como poderiam ter feito com cachorros, culinária ou qualquer coisa do gênero).
  10. Depois de removermos nosso maior e mais genérico nível de interesse, temos um público de de 100.000 a 150.000 pessoas. O que é um bom número. Geralmente quando se monta um anúncio, o próprio Facebook te indicará se o tamanho do seu público é adequado ao não de acordo com suas segmentações e objetivos da campanha.
  11. Agora que finalmente estamos felizes com o tamanho e especificações de nosso nicho no AI, precisamos salvar esses dados para que possamos utilizá-los no futuro quando estivermos de fato criando nosso anúncio no Facebook. Para isso, é só clicar em "Salvar" lá no topo da página ;)
O resultado da nossa segmentação de exemplo.

Utilize a "Segmentação Detalhada" para criar nichos muito específicos

Dependendo do tipo de anúncio que você quer veicular, você pode querer segmentar ainda mais seu público. Essa próxima dica é muito boa principalmente se você quer atingir dois nichos diferentes, como por exemplo games e vinho. Se você só adicionar "vinho" (ou marcas específicas, uvas, fazendas, etc) e "games" (de preferência o nome de algum time, jogo, jogadores, etc) você poderia alcançar apreciadores de vinho que não são tão apaixonados por games ou vice-versa.

É nas interseções que se consegue ser muito específico.

Quando você estiver pronto para montar seu anúncio e estiver na etapa de selecionar seu público, preste atenção ao campo "Detailed Targeting". Digite os interesses de um dos nichos que sua estampa quer atingir, como todos os interesses de vinho, por exemplo. Adicione todos os interesses e depois procure o botão "Narrow Audience" logo abaixo dos interesses que acabou de criar.

Uma vez que você tiver clicado em "Narrow Audience", adicione os interesses do segundo nicho no campo que irá aparecer (nesse caso os interesses da games). Assim que você adiciona mais interesses, irá notar que o tamanho do público no lado direito da tela irá diminuir. Agora o público que iremos atingir deve ser interessado em âmbos, um dos interesses de vinho que adicionamos e um dos interesses de games que listamos.

Por exemplo:

Interesses de Vinho: Cabernet, Merlot, Wine.com.br, eVino

Interesses de Games: Counter-Strike, ESWC, HLTV, Valve

Público Alvo:

É interessado em Cabernet OU Merlot OU quaquer outro dos interesses de vinho listados

E TAMBÉM É interessado em Counter-Strike OU ESWC OU qualquer outro dos interesses listados para games.


Lucas Bittencourt
Co-fundador e atual responsável pelas áreas de Comunicação, Criatividade e Comunidade na Touts. Movido a pessoas incríveis.

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