7 passos para começar a anunciar no Facebook

por
Lucas Bittencourt
em
Aumente suas vendas

7 passos para criar anúncios de sucesso

Você já encontrou seu público alvo, criou uma arte incrível e subiu seus produtos na Touts... e agora? Descubra nesse post as etapas cruciais para que você comece a criar seus próprios anúncios no Facebook e vender seus produtos.

Passo 1 – Entenda o que o Facebook quer

Acesse a página "sobre anúncios" do Facebook, que é feita para os usuários da rede social (seus compradores). Veja o vídeo introdutório e leia algumas das perguntas frequentes no FAQ. Assim que você entender o que o Facebook quer como experiência para seus clientes, ficará mais fácil de criar anúncios de qualidade. Por exemplo, o Facebook espera que os anúncios sejam relevantes, não-intrusivos e interessante para quem os lê.

Passo 2 – Crie seu público alvo no Facebook

Estudar e criar um público alvo é uma das etapas mais importante do processo. Na sessão "Prepare-se para vender" da Touts Academy, temos alguns posts dedicados a este assunto, inclusive um post sobre a ferramenta Audience Insights do Facebook para criar um público alvo ideal. Por exemplo, utilize diferentes filtros para seus clientes: de localização, sua idade e quais são seus "interesses", etc. Se seu produto é para mulheres que amam andar à cavalo, então seus interesses devem ser cavalos, cavalgadas, marcas e produtos sobre o assunto, outras páginas do tema, e assuntos relacionados. Quanto mais filtros se aplicar, mais próximo você estará de afunilar seu público a um nicho específico.

Passo 3 – Crie uma Página no Facebook

Na sequência, você deve criar uma Página no Facebook, sempre com seu público em mente. Você até pode usar seu perfil pessoal para criar anúncios, mas terá funcionalidades muito limitadas. Por isso, é melhor que você crie uma página dedicada a suas divulgações (ou utilizar alguma já existente) e preenchê-la com conteúdo relacionado a seu nicho.

Passo 4 – Criando seu anúncio

Agora que você já tem seu público alvo salvo e sua página pronta, é hora de criar o anúncio. Os três tipos de anúncio mais populares entre a comunidade da Touts para venderem seus produtos são o "Page Post Engagement" (PPE), "Clicks to Website" (CTW) e "Website Conversion" (WC). Cada tipo de anúncio tem vantagens e desvantagens específicas, dependendo de qual é seu objetivo.

Passo 5 – Crie imagens adequadas para anúncios

Ter imagens de qualidade para seus anúncios pode influenciar muito sua performance. Métricas como grau de relevância, CPM, CTR e taxa de conversão são altamente influenciadas pelo conteúdo e aspecto visual de seu anúncio. Garanta estar sempre usando imagens chamativas e siga os guias de imagem do Facebook para otimizar seu anúncio. Também é sempre bom criar imagens específicas para cada anúncio, variando de acordo com seu objetivo (PPE, CTW ou WC) e onde seu anúncio irá aparecer (Timeline, Stories, Instagram, etc).

Passo 6 – Lance seus anúncios & monitore resultados

Pronto, você já tem tudo que precisa para lançar sua primeira campanha. Nesta etapa você deve decidir o orçamento do seu anúncio e por quanto tempo ele ficará ativo. Geralmente recomendamos criar um budget inicial de R$15 por dia para o anúncio e prestar muita atenção nos seus resultados na primeiras 24 ou 48 horas. Preste muita atenção a métricas como conversão, custo, alcance, CTR (Click Through Rate), etc. Discutiremos mais sobre métricas de anúncios em outros posts.

Passo 7 – Expandir ou matar seus anúncios

Depois de já ter revisado seu anúncio e analisado seus resultados, você pode tomar uma decisão sobre o próximo passo. Se o anúncio está gerando conversão, ou um alto engajamento, você pode querer "expandir" esse anúncio para atingir mais gente e melhores resultados. Além de apenas aumentar seu investimento, se você encontrou um nicho ou estampa de sucesso, você pode "expandir" lançando estampas semelhantes para o mesmo público ou uma estampa relacionada para um novo público. Caso você não esteja vendo resultados em seus anúncios e as vendas não estiverem acontecendo, você poderá ter que "matar" seu anúncio e rever seu público alvo, estampa ou conteúdo do anúncio (imagem e texto). Fique sempre atento a seus resultados para saber quando seus investimentos estão valendo a pena ou não!

Lucas Bittencourt
Co-fundador e atual responsável pelas áreas de Comunicação, Criatividade e Comunidade na Touts. Movido a pessoas incríveis.

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